Qual a importância da adaptação binaural?

Nossas duas orelhas funcionam como antenas de radar que registram os sinais acústicos vindos de inúmeras direções. As estruturas complexas de cada orelha processam os sinais recebidos e os transmitem ao cérebro, onde interpretamos nosso ambiente acústico.

Quando as orelhas captam o som, o cérebro calcula de que ângulo veio o som. Isto é possível, pois a orelha mais próxima do som o recebe micro-segundos antes da outra orelha. Com apenas uma orelha funcionando adequadamente, a origem do som não pode ser determinada.

Suponhamos, por exemplo, o som de um carro se aproximando: o ouvido mais próximo recebe o som um pouquinho antes que o outro, e levemente mais alto. Usando as informações acústicas processadas com precisão, o cérebro consegue calcular a direção de aproximação do caminhão, além da distância que o caminhão se encontra.

Outro fator importante é que com a somação das duas orelhas há a melhora na compreensão de fala.

Com isso, podemos afirmar que a adaptação binaural traz inúmeras vantagens, como: localização sonora, somação binaural, melhoria da compreensão de fala em ambientes ruidosos, dentre outros.

O que é adaptação aberta?

Adaptação Aberta é a adaptação feita com aparelho auditivo retroauricular em que não há o uso de molde convencional e sim de um micro-tubo e uma oliva aberta, proporcionando ao usuário mais conforto na adaptação. É indicado para pacientes com perda auditiva em rampa de grau leve a moderado e soluciona queixas de efeito de oclusão e autofonia.

Há hoje no mercado aparelhos específicos para a adaptação aberta, que trazem além de todo o beneficio do tipo de adaptação, a incrível discrição com os modelos micro Retroauriculares. Os aparelhos micro Retroauriculares são minúsculos aparelhos que praticamente desaparecem na orelha do usuário.

O que é desumidificador e qual a sua importância?

O desumidificador é um acessório utilizado para retirar a umidade do aparelho auditivo. A umidade ambiente, a transpiração do dia a dia e o cerúmen ocasionam umidade no aparelho auditivo e conseqüente dano do circuito interno. A umidade pode causar corrosão interna e afetar inclusive o funcionamento do microfone e receptor, comprometendo o aparelho auditivo.

O desumidificador contém a sílica que irá absorver a umidade do aparelho auditivo. Para proteger o aparelho contra os danos que a umidade pode causar, aproveite o período que ele não está em uso e coloque-o diariamente em um recipiente com a cápsula desumidificadora.

O uso do desumidificador é fundamental para prolongar a vida útil e manter a qualidade do seu aparelho auditivo!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar